Bonito está localizado no Estado Mato Grosso do Sul sobre o Planalto da Bodoquena (popularmente conhecido como Serra da Bodoquena) e a Depressão do Miranda, a 315m de altitude em relação ao nível mar.
Solo
A cidade está em meio a um dos vales desse planalto, cuja rocha predominante é o calcário. Entre tais rochas, há espaços, dos quais chamamos de grutas ou cavernas. Assim, no Planalto da Bodoquena devem existir mais de cem cavernas. No subsolo do município há rochas que acumulam água, proveniente da chuva, formando assim o lençol freático. A água atravessa rupturas de algumas partes de rochas calcárias, recolhendo seus minerais. Com isso, as águas das nascentes saem ricas em bicabornato de cálcio e magnésio.
Apesar disso, as águas continuam incolores.
Esta é uma rocha sedimentar com formação de conchas e algas. Com o tempo endureceu e formou rochas, tendo acontecido entre 500 e 600 milhões de anos. A região já foi um mar, tendo sido chamado de Mar de Corumbá e existiu na época da formação de calcário, mas depois de muitos terremotos e movimentações de placas tectônicas acabou provocando um choque de dois antigos continentes e por fim o fechameto do provável mar.
Ao longo dos anos, em função das movimentações tectônicas criou-se a Cordilheira dos Andes e depois a formação do Planalto da Bodoquena. Com águas ricas em minerais (bicarbonato de cálcio e bicarbonato de magnésio), provenientes do calcário, sendo uma rocha abundante na região.
As cavernas em Bonito são úmidas, sendo que algumas possuem lagos em seu interior. Há também formas curiosas que descem dos tetos das mesmas, assim como outras formas nas partes de baixo. Em geral são escuras, sendo a casa de pequenos seres, dentre eles, os morcegos, que possuem um papel fundamental na disseminação de sementes, assim como um transportador de alimento para dentro das cavernas, proporcionando o início da cadeia alimentar nas mesmas.
Entrar em uma caverna se torna um obstáculo pois elas não foram feitas para a ocupação humana, mas algumas possuem acesso fácil. Mesmo assim caminhar dentro de uma caverna popr só e sem um guia pode acarretar danos no interior das cavernas. Detalhe: as cavernas são de propriedade federal.
Os rios da região tem origem em rochas calcáreas. Em Bonito os rios possuem características peculiares: são rios transparentes. E essa transparência impressiona os visitantes. Muitas pessoas atribuem isso a conservação ambiental proveniente da pouca ocupação humana. Mas o motivo real para os rios locais terem águas cristalinas está na geologia: na região há muitas rochas, principálmente o calcário, cuja procedência vem do fundo do mar. Os principais rios são: Formoso, Prata, Perdido, Mimoso, Peixe, Ahumas, Olaria e Miranda.
Nas regiões mais montanhosas de Bonito, estas águas vão descendo pelos morros. Ao encontrarem algum obstáculo, o cálcio que estava na água precipita. Pouco a pouco se forma uma queda e, em alguns anos, temos uma cachoeira. Bonito possui cachoeiras com características peculiares: são cachoeiras de tamanho reduzido, com volume de água também reduzido. Há momentos em que essas cachoeiras aumentam de tamanho. Outra peculiaridade, além de cachoeiras, são as plantas que crescem sobre elas. O que faz o visitante ter a impressão que as cachoeiras estão vivas.
Turismo
As agências da cidade organizam passeios para todo tipo de público, como o mergulho da superfície ou flutuação, rapel, passeios a pé e a cavalo, que permitem conhecer suas atrações naturais e o cotidiano das fazendas. Nos roteiros culturais, conhece-se as lendas, músicas e costumes regionais. É o centro da prática de esportes na natureza, oferecendo grande número de atividades em diferentes atrativos, como:
Gruta do Lago Azul: Descoberta em 1924 e reconhecida como Monumento Natural, a Gruta do Lago Azul possui um lago com dimensões que a fazem ser uma das maiores cavidades inundadas do mundo. Para alcançar as cristalinas águas azuis, percorre-se uma breve trilha, descendo cerca de 100m para dentro da caverna, onde podem-se ver diversos espeleotemas, formações geológicas que despertam curiosidade de turistas e pesquisadores. Acredita-se que suas águas venham de um lençol freático que passa por rochas calcárias que funcionam como filtro para dar a transparência que lhe é característica. Distância de Bonito MS: 20 km
Rio Sucuri: passeio no Rio Sucuri começa com uma trilha leve através de sua mata ciliar, na qual é possível avistar diversos animais e plantas. No percurso, existe um mirante construído em torno de uma figueira centenária, de onde se vê o espetáculo de piraputangas, dourados e curimbas na nascente do rio. Ao final da trilha, os visitantes recebem os equipamentos de flutuação para iniciar a parte aquática do passeio: 50 minutos de flutuação e visita à nascente, com visibilidade incrível devido à composição calcaria das rochas onde nasce o rio, onde se tem a impressão de estar dentro de um aquário. Também existe a opção de se refrescar nas cachoeiras do Rio Formoso, e de pedalar pelas estradas da Fazenda São Geraldo por cerca de 7,3 km em grupos de no máximo 10 pessoas. A atividade mais inovadora do Rio Sucuri Ecoturismo é o passeio de quadriciclo, que une emoção e contemplação. Ainda há o passeio a cavalo através de pastagens de gado, matas fechadas, lagoas e morros. No retorno à sede, um delicio almoço típico espera os turistas. Distância de Bonito, MS: 18 km.
Gruta de São Miguel: O passeio às Grutas de São Miguel, além de suas belezas, oferece uma das melhores e mais avançadas infra-estruturas de visitação de cavernas do Brasil. A cavidade principal mostra uma grande variedade de espeleotemas de formas curiosas - estalactites, estalagmites, ninhos e corais de calcário esculpidos pela natureza durante milhões de anos. Por ser uma cavidade seca, cujo processo de evolução se encerrou há muito tempo, constitui-se numa atração única na região. As surpresas começam logo na chegada ao Centro de Visitantes, um verdadeiro marco arquitetônico, onde os turistas são recebidos em um ambiente aconchegante e confortável, com bar e mirante, com visão panorâmica de toda a região. Os visitantes também recebem orientações através de palestras e vídeos ilustrativos, onde se destacam, não só as belezas da região, como também aspectos históricos e ecologicamente importantes. O acesso à gruta é feito por uma emocionante trilha suspensa, com mais de 200 metros de extensão, por entre as copas das árvores, que conduz os visitantes até a entrada da caverna, com pausas para observações e explicações sobre os elementos da região. O trajeto também pode ser feito, opcionalmente, em um carro elétrico (não poluente) até a entrada da gruta. As Grutas de São Miguel estão localizadas no Parque Ecológico da Reserva Natural do Vale das Anhumas, a apenas 12km de distância do centro da cidade de Bonito, MS.
Site: www.grutasdesaomiguel.com.br
Site: www.grutasdesaomiguel.com.br
Abismo Anhumas: Uma pequena fenda numa rocha é o que se vê na chegada ao Abismo Anhumas. Esta fissura, no entanto, esconde uma profundidade que deve ser enfrentada de uma única maneira: um rapel de 72 metros, o equivalente a um prédio de 30 andares. A enorme caverna descoberta durante a descida no rapel - com dimensões de um campo de futebol - possui formações rochosas magníficas e um belíssimo lago de águas cristalinas, que podem ser explorados por flutuação ou mergulho com cilindro (mediante apresentação de credencial), alcançando profundidade de até 18 metros. Cones de calcário preenchem o lago, chegando a 20 metros de altura. Localizado a 23 km de Bonito MS, o Abismo Anhumas fica no Vale do Anhumas, onde também se encontram a Gruta do Lago Azul e a de Nossa Senhora Aparecida.
Site: www.abismoanhumas.com.br
Site: www.abismoanhumas.com.br
Lagoa Misteriosa: Situada no município de Jardim, a 42 km de Bonito, dolina de cerca de setenta metros de profundidade que possui uma lagoa no fundo.
Uma lagoa de águas azuis impressionante. A visibilidade da água passa de 40 metros. Megulhadores profissionais já desceram a mais de 220 metros de profundidade nesta lagoa e não encontraram fundo. As suas águas vem de fontes subterrâneas, ela circulam lentamente.
Aquário Natural: As águas cristalinas do Aquário Natural são a principal atração deste passeio, localizado na Reserva Ecológica Baía Bonita. A diversidade da fauna e da flora faz o turista sentir-se literalmente dentro de um aquário. Pequenas pedras de formação calcária refletem a luz do sol refletindo brilhos azuis e prateados. O ideal é descer o rio Baía Bonita fazendo flutuação, com equipamentos especiais para não tocar o fundo, mas também há a opção de acompanhar o grupo em um barco de apoio. A piscina do receptivo também é usada para instruir os visitantes quanto ao uso de máscara e snorkel. Além do aquário, a Trilha dos Animais é outra atração imperdível da reserva, através da qual pode se observar diversos animais locais, até os ameaçados de extinção. É comum avistar emas, jacarés, cervos, lobos e sucuris. Na Reserva Ecológica Baía Bonito são realizadas pesquisas nas áreas de ecologia e biologia. Distância de Bonito MS: 6 km.
Site: www.aquarionatural.com.br
Site: www.aquarionatural.com.br
Rio do Peixe: As cachoeiras do Rio do Peixe ficam na Fazenda Água Viva, composta por rios de águas límpidas e piscinas naturais incríveis, sem contar os diversos animais presentes, como araras, tucanos e macacos. O relaxamento das cachoeiras do Rio do Peixe é incrementado pelas duchas das cachoeiras e os coloridos cardumes de peixes. Na hora do almoço, a refeição é típica sul-mato-grossense, preparada pela proprietária da fazenda. O passeio finaliza-se com um lanche tradicional no final da tarde. Distância de Bonito, MS: 35 Km
Boca da Onça Ecotur: O passeio na Boca da Onça consiste em trilha ecológica em mata preservada, através da qual se podem ver onze cachoeiras, inclusive a famosa Cachoeira Boca da Onça, a mais alta do Mato Grosso do Sul, com 156 metros. Também é possível realizar o rapel na Boca da Onça, uma descida de 90 metros de altura sem apoio dos pés nas rochas, de onde se vê o belíssimo Cânion do Rio Salobra.
Além disso, há o canionismo pelo Rio Salobra, que é a observação da fauna e da flora da Serra da Bodoquena percorrendo o rio através do cânion de rocha calcária. Ao final deste passeio, flutua-se por três quilômetros, passando por cinco quedas d´água. A Boca da Onça também oferece o cicloturismo, com roteiro de aventuras que podem ser escolhidos por: completo (40 km), contemplação (25 km), sem pressa (15 km), light (10 km), e só descida (6 km). Para visitantes com dificuldade de locomoção ou pouca disponibilidade de tempo, um passeio na Oncinha é o ideal. A Oncinha é uma jardineira que leva até a plataforma do rapel, o quiosque, uma piscina natural e outros locais de interesse do visitante. Na volta ao receptivo, um almoço típico de fazenda aguarda os turistas, e para descansar, pode-se ir ao terraço apreciar a vista do local, ou ao redário cochilar. O receptivo e as piscinas são adaptados a portadores de deficiência. Distância de Bonito MS: 55 km
Site: www.bocadaonca.com.br
Além disso, há o canionismo pelo Rio Salobra, que é a observação da fauna e da flora da Serra da Bodoquena percorrendo o rio através do cânion de rocha calcária. Ao final deste passeio, flutua-se por três quilômetros, passando por cinco quedas d´água. A Boca da Onça também oferece o cicloturismo, com roteiro de aventuras que podem ser escolhidos por: completo (40 km), contemplação (25 km), sem pressa (15 km), light (10 km), e só descida (6 km). Para visitantes com dificuldade de locomoção ou pouca disponibilidade de tempo, um passeio na Oncinha é o ideal. A Oncinha é uma jardineira que leva até a plataforma do rapel, o quiosque, uma piscina natural e outros locais de interesse do visitante. Na volta ao receptivo, um almoço típico de fazenda aguarda os turistas, e para descansar, pode-se ir ao terraço apreciar a vista do local, ou ao redário cochilar. O receptivo e as piscinas são adaptados a portadores de deficiência. Distância de Bonito MS: 55 km
Site: www.bocadaonca.com.br
Boia Cross: Uma trilha suspensa pela mata ciliar leva o turista até o Rio Formoso, onde, ao longo de 1200 metros, é realizado o Bóia Cross do Hotel Cabanas. Bóias individuais deslizam por cerca de 40 minutos, passando por três cachoeiras e três corredeiras. Centenas de peixes e plantas subaquáticas podem ser observados, um banho com intenso contato com a natureza. A volta ao receptivo é realizada por uma trilha. O passeio é certificado pelo Sistema de Gestão de Segurança (SGS) Norma ABNT 15331, por meio do Programa Aventura Segura do Ministério do Turismo, Associaçãos das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura - ABETA e SEBRAE.
Distância de Bonito: 6 km
Duração do Boia Cross: 1 hora
Ideal para: adultos e crianças a partir de 6 anos.
O que levar: toalha, roupa de banho, sandálias e roupas extras.
Distância de Bonito: 6 km
Duração do Boia Cross: 1 hora
Ideal para: adultos e crianças a partir de 6 anos.
O que levar: toalha, roupa de banho, sandálias e roupas extras.
Arvorismo: O Hotel Cabanas, localizado a apenas 6km da cidade de Bonito, oferece um circuito de arvorismo com 20 atividades diferentes. São 18 obstáculos e duas tirolesas, sendo a última uma tirolesa aquática. O Passeio de Cabanas Arvorismo está em processo de certificação em Sistema de Gestão de Segurança por meio do Programa Aventura Segura do Ministério do Turismo, ABETA e SEBRAE.
Mergulho com cilindro / Rio Formoso: Considerado um dos rios mais transparentes do mundo, o Rio Formoso é conhecido pela alta visibilidade e diversidade de peixes que possui, características muito propícias para a atividade de mergulho com cilindro. A operadora que realiza o passeio é a Bonito Scuba, que oferece suporte operacional e todo o material necessário para que o seu primeiro mergulho seja uma experiência incrível. A atividade pode ser feita por qualquer pessoa, com idade mínima de 10 anos, já que é guiada por instrutores especializados.
Site: www.bonitoscuba.com.br
Site: www.bonitoscuba.com.br
Buraco das Araras: O Buraco das Araras (Jardim, MS) é uma enorme cratera de arenito localizada no meio do cerrado sul-mato-grossense, onde habita uma grande diversidade de pássaros, em especial as Araras Vermelhas, daí o nome do atrativo. As grandes estrelas do passeio fazem espetáculos deslumbrantes, misturadas à flora local exuberante. Há ainda um lago onde vivem jacarés do papo amarelo. O passeio no Buraco das Araras começa com uma trilha ecológica leve, de 900 metros, ideal para todas as idades, durante a qual existem dois mirantes, perfeitos para fotografias. Seu receptivo conta com bar, loja e banheiro. É uma ótima opção para quem visita o Recanto Ecológico Rio da Prata, distante apenas 5 km. Fica a 53 km de Bonito MS.
Site: www.buracodasararas.com.br
Site: www.buracodasararas.com.br
CALENDÁRIO DE ALTA TEMPORADA DE 2012 Bonito - MS
Centro de Atendimento ao Turista
Rodovia Bonito - Guia Lopes, Km 1 (entrada da cidade) - Telefone (67) 3255 -1850
AGÊNCIAS BANCÁRIAS
Banco do Brasil (67) 3255-1121
Bradesco (67) 3255-1341
TELEFONES DE EMERGÊNCIA
Polícia Civil (67) 3255-1104
Polícia Militar (67) 3255-1714
Polícia Florestal (67) 3255-1247
TELEFONES ÚTEIS
Enersul (67) 3255-1266
Sanesul (67) 3255-1459
Secretaria de Saúde (67) 3255-1285
Secretaria de Educação (67) 3255-1676
Secretaria Municipal de Turismo (67) 3255-1850
Sindicato Rural (67) 3255-1615
Prefeitura Municipal de Bonito (67) 3255-1351
Estação Rodoviária (67) 3255-1606
Aeroporto (67) 3255-4452
HOSPITAIS E CLÍNICAS
Hospital Municipal João Darci Bigaton (67) 3255-1864
Clínica Said (67) 3255-1157
Clínica Matter Dei (67) 3255-1541
TRADE TURÍSTICO
ATRATUR - Associação dos Proprietários de Atrativos Turísticos de Bonito e Região (67) 3255-2245
AGTB – Associação de Guias de Turismo de Bonito/MS (67) 3255-1837
COMTUR - Conselho Municipal de Turismo
Rua Rod. Bonito/Guia Lopes, km 0 - Bonito - MS
comtur@bonito-ms.com.br
www.bonito-ms.com.br (67) 3255-4670
ABAETUR - Associação Bonitense de Agências de Turismo Ecológico
Presidente: Maria Leopoldina Almeida Campos
Rua: 15 de novembro 862 - Bonito - MS
contato@abaetur.com.br
www.abaetur.com.br (67) 3255-1753
ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes)
Presidente: Andréa Fontoura
Rua Cel Pilad Rebua, 1348 Centro – Bonito – MS CEP 79.290-000
abraselbonito@hotmail.com
http://abraselbonito.blogspot.com (67)3255-1363
ABH - Associação Bonitense de Hotelaria
Presidente: Regina Helena Figueiredo Correa
Rua Cel Pilad Rebua, 1348 Centro – Bonito – MS CEP 79.290-000
abhbonito@hotmail.com
www.abhbonito.blogspot.com (67)3255-1363
Fonte: referência de conteúdo do portal: www.bonitobrazil.com.br