Safari Fofográfico no Pantanal, o melhor passeio de Ecoturismo

A equipe do Pantaneiríssimo esteve neste final de semana no Pantanal mais precisamente na Pousada Aguapé à 55 Km de distância de Aquidauana MS
       A Pousada Aguapé, uma das primeiras pousadas do Pantanal conta João, proprietário da mesma, que começou quando um de seus amigos ligou perguntando se ele podia acolher alguns suiços que estavam querendo conhecer o Pantanal. Depois desta visita veio outras e  ele pensou em tornar a sede da fazenda em uma pousada. Dali pra frente começou umas das principais referências para conhecer o Pantanal.
           Fomos recebidos com um típico churrasco pantaneiro, com direito ao som de viola ao fundo. A sede rodiada de coqueiros com a presença de duas famílias de araras morando uma do lado da outra.

Fomos à um dos passeios melhores que se tem para fazer no Pantanal, o Safari fotográfico, o nome já diz tudo, em vez das armas, a máquina fotográfica. Nenhum minuto, nem um segundo de descuido e você já perde uma belíssima cena. Começamos o passeio e os dois guias Camilo e Erasmo pararam a Toyota e falaram "eles estão vindo vamos esperar", não entendemos no instante, daqui a pouco vimos uma cena que ficará na memória de nossa equipe, a corrida de um casal de Tuiuiú e de três raposas, isto para pegar o melhor peixe, que o guia já levava junto ao  bagageiro da Camioneta.

Ficamos encantado com aquela disputa de quem chegava primeiro e quem pegava o melhor peixe. Logo chegaram, o casal de tuiuiú, Ivete e Zico nome dado pelos próprios guias. Não imaginávamos a tamanha mansidão dos tuiuiús e das raposas conosco, chegaram e foram logo aguardando o pedaço de piranha fresca que eles esperavam, o casal de Tuiuiú parecia fazer pose para as fotos e as raposas, um pouco ariscas, aos poucos foram nos aproximando.

Logo na frente o  guia Camilo, que estava dirigindo uma Toyota (equipada para este passeio), gritou, preparem as máquinas, já ficamos espertos, logo vimos um porco javonteiro, mistura de javali com porco monteiro cruzando lá na frente, quando viu que estávamos observando ele, deu uma esticada que deu para tirar apenas uma foto, foi um segundo e ele já estava longe.

Erasmo, nosso outro guia, bateu o olho longe, sem binóculo e sem lente nenhuma e avistou três veados campeiros, fomos de camioneta, chegamos a ficar perto pois como disse o Camilo, de camioneta conseguimos chegar perto, mas de cavalo você não consegue, ficam ariscas. Ficamos uns 5 minutos observando eles pastarem em nossa frente uns 200 mts de distância.

Um momento de tensão durante o passeio, o guia Camilo para a camioneta e fica instantes calado, via ali no chão a pegada de uma onça pintada, pelo tamanho da pegada é um filhote e passou agora pouco ressalta Camilo.

Seguindo o passeio, chegamos ao nosso destino final da primeira parte, um lindo alagado com o por do sol ao fundo e com os jacarés se exibindo. Foram chegando e quando vimos estávamos rodeado por eles, ficaram perto da camioneta nos observando. A mansidão nos deu oportunidade de fotografar e apreciar por umas 2 horas, tempo para escurecer e voltarmos com a vista noturna. A noite estava iluminada, a lua e as estrelas fizeram o papel de iluminar e nos aproximar mais da natureza. A noite são outros bichos que vimos, como estava a noite, conseguimos ver apenas alguns bichos como o veado campeiro, dormindo no meio do pasto, Camilo ressaltou que eles preferem dormir no campo aberto, pois ao ouvirem algo podem sair correndo, já que possuem este atributo de correr.

Chegamos à sede, já estava tarde, a janta já estava na mesa, uma sopa paraguaia e um carreteiro nos esperava.  Seu João (prop.) , nos esperava para papear e saber detalhes do passeio. Muito atencioso com todos na pousada, parece até que estava hospedado, sentou e jantou conosco, contou um pouco de seus projetos sociais, um deles é levar estudo à crianças do Pantanal, dando toda estrutura de estudo aos pequenos.

Amanhecemos com a passarada cantando, tomamos café junto à eles, ao lado das mesas , a pousada colocou um comedouro, que podemos ficar apreciando enquanto comíamos. A comida era a que menos chamava a atenção, ficamos boquiabertos com tanta variedade de pássaros. Deixamos o delicioso café da manhã e ficamos observando  e tirando fotos.

Depois do café já fomos nos aprontando, pois tinha o passeio de barco pelo Rio Aquidauana, um passeio de guardar muitos ensinamentos. Estes mesmos dados pelo guia Fabiano, conhecido e reconhecido por ser referência de guia do Pantanal, vem grupos de fora me procurando, esse é o melhor reconhecimento, quando alguma pessoa vem e diz que foi indicado por outro apreciador do Pantanal.

Entramos no barco, com alguns mosquitos nos picando e fomos subindo pelo rio, cada curva do Rio era uma novidade, hora era uma espécie nova de ave, hora era uma paisagem exótica. Fabiano conta que já sabe de cabeça umas 450 espécies, ele vem estudando as espécies do Pantanal, foi homenageado recentemente em uma das maiores publicações sobre aves do Pantanal.

Entramos em uma baia, um braço do Rio Aquidauana, um pedaço do Pantanal que quem conhece tem que ter nascido e criado aqui fala Fabiano, nesta baia encontramos uma família de ariranhas, muito receosa conosco, apareceram muito rápido, mudando de lugar facilmente por baixo das águas turvas do Rio.

Subindo mais o Rio, vimos a importância da mata ciliar, a margem que não tinha mata ciliar era morros de areia que estavam caindo e nas margens com mata a vista era diferente, era uma vista impressionante. Ficamos fascinados com o passeio e pela aula sobre fauna e flora do Pantanal que o Guia Fabiano nos deu.

Hora do almoço, novamente quem era a atração principal não era a comida e sim o Xicão, um tatu muito manso que passava entre nós e as mesas na hora do almoço. Foi a diversão da criançada. Claudio, um dos hospedes conta que seus filhos não tem muito contato com os animais já que moram em São Paulo, ficou impressionado com a interação que seu filho mais velho ficou com o Xicão.

Deixamos a pousada com gostinho de quero mais, deixamos saudades e trouxemos conosco lindas histórias e fotos para recordarmos pra sempre.

Para fazer reservas na Pousada, temos o telefone: (55) (67) 3258-1146
ou pelo site: www.Aguape.com.br e-mail: reservas@pousadaaguape.com.br