Mergulho na Lagoa Misteriosa (Bonito MS) - O Encanto nas Profundezas


Flutuação_na_Lagoa_Misteriosa_-_Marcelo_Krause
Uma lagoa de águas azuis que impressiona por sua incrível transparência e profundidade. Situada em Jardim, cidade próxima à Bonito, no Mato Grosso do Sul, a Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina, um tipo de formação geológica similar a um buraco com 75 metros de profundidade. A visitação turística na Lagoa Misteriosa, atrativo turístico situado em Jardim (MS), município vizinho a Bonito, que impressiona pela transparência de suas águas, já começou e oferece as atividades de Trilha e Flutuação, Mergulho com cilindro e Mergulho Técnico, proporcionando novas experiências para os visitantes.


       A Lagoa Misteriosa estava fechada para visitação turística desde 2005, devido à falta de licenciamento ambiental. Neste mesmo ano, a área da Lagoa foi adquirida pelo Grupo Rio da Prata, responsável pelos atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa.
Flutuação_na_Lagoa_Misteriosa_-_Marcelo_Krause (1)


“Após 6 anos de muito trabalho e dedicação, finalmente a Lagoa Misteriosa volta a operar. Agora os visitantes de Jardim e Bonito tem mais uma opção de passeio, que é a paixão de muitos mergulhadores do Brasil”, afirma Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade do passeio.
Atualmente, o mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa está disponível em três categorias. São elas:
- Batismo: uma experiência de mergulho autônomo para pessoas que querem mergulhar com cilindro, mas não possuem curso de mergulho, acompanhadas por um instrutor. A profundidade máxima atingida será de 8 metros.


- Autônomo Básico: para quem tem a certificação Open Water Scuba Diver será possível mergulhar até 18 metros de profundidade. Até dois visitantes para um instrutor.


Lagoa_Misteriosa_-_Rudimar_Guerini_e_João_Gomes
- Autônomo Avançado: para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 25 metros. Até dois visitantes para um instrutor.


       O mergulho técnico, para o qual a Lagoa Misteriosa, é o cenário perfeito, ainda está sob consulta, nesse período inicial de operação.
A profundidade máxima já atingida foi mais de 220 metros, registro feito por Gilberto Menezes de Oliveira em 1998. “De todos os locais de mergulho que conheci no Brasil a Lagoa Misteriosa, na minha opinião, é o mais espetacular. Ela sempre foi minha favorita. E por mais
fantástico que seja a parte mais conhecida da Lagoa Misteriosa, você precisa ver a parte mais profunda. A parte rasa é apenas o início de um sistema grandioso", diz Gilberto Menezes.


Curiosidades sobre a Lagoa Misteriosa:


Mergulho_com_cilindro_na_Lagoa_Misteriosa
    A Lagoa Misteriosa é considerada a sétima caverna mais profunda do país (pela Sociedade Brasileira de Espeleologia) e uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d’água (Registro de Gilberto Menezes de Oliveira em 1998).


    Após mapeamento topográfico subaquático da Lagoa Misteriosa realizado em Agosto de 2008 (e levando em consideração o consenso da comunidade espeleológica de que a caverna começa onde a profundidade se sobrepõe a largura do conduto) chegou-se a conclusão de que a cavidade Lagoa Misteriosa começa na altura do corpo rochoso que separa os dois poços, o qual é conhecido como Col. Assim, tem-se que a cavidade natural Lagoa Misteriosa é uma cavidade de gênese freática inundada, com feições em formato de túnel, que começa a cerca de 5,5 m. de profundidade da superfície da Lagoa.


    As cavernas de gênese freática, isto é, de formação causada pelo fluxo d'água, são “formadas abaixo do nível freático de modo que todas as suas fraturas encontram-se alagadas. O fluxo de água e, conseqüentemente, a dissolução que ocorre em todos os pontos do conduto são responsáveis pela sua forma. Devido a sua gênese as cavernas ou condutos freáticos não possuem depósitos minerais frágeis (espeleotemas).”


Lagoa_Misteriosa_-_Marcelo_Krause
    O primeiro mergulho foi realizado em Setembro 1992 por Augusto Auler – Expedição Franco-Brasileira Bonito 92.


    A Lagoa Misteriosa foi a primeira cavidade do Brasil a ter o seu Plano de Manejo Espelológico aprovado pelo CECAV - Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Cavernas em 2010.


    Quem possui credenciais mais avançadas terá a oportunidade de descer até 60 metros de profundidade, seguindo as regras do atrativo.


       Já o passeio de flutuação na Lagoa Misteriosa é quase indescritível. A visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa impressionam assim como paredões verticais rochosos, os troncos caídos, os depósitos de areia branca, as galhadas com folhas douradas, os peixes que brilham com os feixes de luz, tudo isso transforma a Lagoa em um ambiente único.


       Como a maioria dos passeios ecoturísticos de Bonito e região, A Lagoa Misteriosa seguirá as mesmas diretrizes para manter a conservação do local. Os grupos, com número limitado de pessoas, serão acompanhados por guia de turismo credenciado e as reservas para o passeio já podem ser feitas através das agências de turismo de Bonito e Jardim.



Como chegar na Lagoa Misteriosa a partir de:
Lagoa_Misteriosa_-_Ismael_Escote
    Bonito: Sair da cidade pela MS178/MS382 (vai passar na frente do Centro de Convenções), seguir pela MS 178 por 50 km até chegar na BR 267, virar a esquerda, sentido Jardim, por mais 2 km, entrar na placa para o Recanto Ecológico Rio da Prata, segue 3 km de estrada interna, entrada para Lagoa Misteriosa estará sinalizada.


    Jardim: Pegar a BR 267 para Porto Murtinho, seguir por 36 km, entrar na placa para o Recanto Ecológico Rio da Prata, segue 3 km de estrada interna, entrada para Lagoa Misteriosa estará sinalizada.


    Campo Grande: Pegar a BR 060 para Sidrolândia, passando por Nioaque até Guia Lopes. Pegar a BR 267 para Jardim, seguir por 36 km, entrar na placa para o Recanto Ecológico Rio da Prata, segue 3 km de estrada interna, entrada para Lagoa Misteriosa estará sinalizada.



Mais informações no site: www.lagoamisteriosa.com.br

Fonte: www.bonitoweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário