Foto de Jacaré do Pantanal em MS vence premiação internacional


foto: Luciano Candisani / Arquivo Pessoal
               Uma foto tirada no Pantanal sul-mato-grossense foi premiada em uma das categorias do Wildlife Photographer of the Year e ficará exposta no Museu de História Natural, em Londres. A fotografia  “In to the mouth of caiman” (Na boca do jacaré) foi feita pelo fotógrafo brasileiro Luciano Candisani. Os vencedores foram divulgados nesta quarta-feira (17) e a exposição estará aberta ao público a partir de sexta-feira (19) até março de 2013.

      A fotografia foi tirada no Rio Negro e faz parte de reportagem produzida para a revista National Geographic sobre os jacarés do Pantanal, prevista para o início do próximo ano. Na ocasião, Candisani também fazia imagens subaquáticas para o Globo Repórter, acompanhando uma equipe da TV Morena, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul.


      Candisani disse que, para trabalhar de perto com jacarés, teve que aprender sobre o comportamento das espécies. “No geral , é um animal pouco agressivo, mas é preciso entender o momento certo para uma aproximação”, explicou.

     Durante os mergulhos, o fotógrafo recebia o auxílio de um guia local. “Ele ficava de olho nos animais fora da minha visão. Isso permitia que eu me concentrasse sempre no animal diante da minha objetiva, sem a preocupação com a aproximação de outros jacarés mais curiosos”.
Luciano Candisani mora em Ilhabela e há 17 anos se dedica a fotografar a natureza. Tem seis livros publicados, entre eles Atol das Rocas, Peixe Boi e Muriqui.
foto: Luciano Candisani / Arquivo Pessoal 
Exposição
Segundo o site do museu, 100 fotos foram escolhidas e ficarão expostas até dezembro deste ano. “In to the mouth of caiman” foi escolhida a vencedora do Prêmio Adulto, na categoria “Comportamento – animais de sangue frio”.
Segundo Candisani, esta premiação é o principal reconhecimento dentro da especialidade dele, o fotojornalismo na natureza. “É uma grande oportunidade de mostrar meu trabalho para um seleto grupo de editores e fotógrafos de várias partes do mundo”, disse ao G1.

fonte: G1 / Globo    

Nenhum comentário:

Postar um comentário